Será que as empresas e profissionais do segmento de segurança estão atentos e já perceberam as tendências de vendas, marketing e mudanças de comportamento do consumidor? O que fariam se descobrissem que seu mercado ou seu emprego já faz parte do passado ou sumirão no próximo ano?
Hoje quero destacar algumas tendências que já são realidades, mas que são ignoradas ou desconhecidas por muitas empresas e profissionais que insistem em não se reinventar por estarem apegados demais aos velhos modelos, processos e formatos de produção e venda.
1. Mobilidade
No passado rádios, televisões e mais recentemente a internet via cabo nos prendiam em nossas empresas ou casas. Agora a internet nos acompanha por onde andamos. Você já desenvolveu seu aplicativo para que seu cliente tenha acesso móvel aos seus serviços, produtos e soluções? Se sua empresa não estiver no smartphone, no bolso do cliente, literalmente não embolsará nada dele. Por falar nisso, você já baixou meu app Clube dos Extraordinários? Desenvolvi um aplicativo para que você possa levar meu conteúdo aonde for.
2. Disponibilidade
Seja através de aplicativo ou não, seu cliente já tem vários serviços disponíveis qualquer hora, qualquer lugar e qualquer dia. No passado éramos obrigados a assistir filmes somente na hora que a Rede Globo queria. Hoje a Netflix tem milhares de títulos disponíveis a qualquer hora no celular, tablets, smart TV e computadores. Com medo de perder seus clientes, não só a Globo como vários canais criaram sua versão PLAY. Se você trabalha na área comercial ou operacional e desliga seu celular à noite ou finais de semana, você está morto! Seja ON!!!
3. Pessoalização
As pessoas buscarão muito mais do que segurança de residência, carros ou empresas. Você vai proteger paredes e carros quando as pessoas não estão lá? Pais vão querer bem-estar 24 horas dos bebês, filhos e animais. Filhos vão querer bem-estar de pais cardíacos ou avôs com Alzheimer. A segurança acompanhará a pessoa por onde ela anda.
4. Roupas Tecnológicas
Já estamos vestindo tecnologia em bolsas, relógios, sapatos e roupas que estão ligados à internet. Hoje um tênis publica na internet quantos quilômetros corremos e um relógio nos avisa se nosso batimento cardíaco está fora do normal durante a corrida matinal. Usaremos dispositivos IOT, Bluetooh ou RFID que nos manterão conectados à centrais de monitoramento pessoal, informando sinais vitais e recebendo comandos. Vestiremos a segurança!
5. Automação
Tudo aquilo que é ordinário, repetitivo e sistemático está sendo ordinariamente, repetidamente e sistematicamente automatizado e digitalizado. Basta você olhar o que as novas tecnologias de automação predial e análise de imagens já estão fazendo. Os carros já nem precisam mais de motoristas. Por outro lado, tudo aquilo que não pode ser digitalizado ou automatizado terá muito valor. Então, entregue um serviço EXTRAORDINARIAMENTE HUMANO, DIFERENCIADO, PERSONALIZADO E “INSUBSTITUÍVEL”.
6. Digitalização
Você lembra a última vez que revelou um filme de 36 poses ASA 400? Muitos equipamentos analógicos estão morrendo, pois quase tudo está sendo digitalizado. Há dez anos falei que os sensores PIR seriam substituídos por CCD que realizam reconhecimento facial. Não faz sentido algum eu ter que armar um painel de alarme se os dispositivos poderiam reconhecer quem é ou não morador da casa. A próxima geração consumidora já nasceu totalmente digital.
7. Desintermediação
Eu não ligo mais para empresas de rádio táxi. Eu uso Uber. Eu não ligo mais para hotéis. Eu uso Airbnb. Muitos já não ligam para empresas de segurança para instalar, trocar ou monitorar suas casas. Já são milhares de clientes no mundo que monitoram sua própria casa pelo celular. Muitos fabricantes já estão vendendo direto para consumidor final. Se você não entrega algo percebido como extraordinário, você está ameaçado. Eu poderia continuar falando mais tendências, mas resolvi parar por aqui. Na minha palestra sobre tendências no mercado de segurança falo mais de quinze delas. Não veja essas tendências como ameaças e perigosas. Do ponto de vista da segurança muito delas são, mas acompanham a mudança de comportamento humano. Veja como oportunidades! Muitos mercados novos e inexplorados estão aí diante dos seus olhos. Talvez você tenha uma tendência de não enxergá-las.
Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da superação treinamentos e consultoria. Graduado em Engenharia Elétrica pela Ufpb e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Referência internacional no mercado de segurança privada e uma das referências nacionais em NeuroVendas. Já realizou mais de 1000 palestras no Brasil e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Já ministrou mais de 40 palestras em 15 países e 5 continentes. Autor de diversos livros focados em vendas. Colunista em diversas revistas e portais na América Latina.
Artigo publicado na Revista Segurança Eletrônica