Todo o marketing e discurso de vendas não só no mercado de CFTV, como de todo mercado de segurança, é apoiado no trinômio: segurança, conforto e tranquilidade. Arrisco dizer que se você acessar as redes sociais ou site das maiores empresas de segurança de sua cidade verá uma casa, uma família sorridente, um cachorro, um gramado verde e duas dessas três palavras.
2- Mudança de comportamento
Muitos empresários e empregadores precisam que seus colaboradores mudem de comportamento. Como você se comporta quando entra num elevador e percebe que está sendo filmado? Você sabotaria algo ou faria algum mal na frente de uma câmera?
Muitas empresas de ônibus são acionadas porque seus motoristas não param nos pontos, arrancam enquanto clientes ainda estão subindo, danificam peças ou motor e não atendem bem passageiros. Quando instalaram câmeras nos ônibus conseguiram mudar boa parte dessas condutas.
3- Confiabilidade
Uma das melhores maneiras de saber que algo sairá conforme esperado é monitorando as pessoas envolvidas. Quando você tem câmeras filmando todo seu processo, seja numa empresa ou residência, os riscos de sabotagem, mal uso das ferramentas e más intenções diminuem bastante. E você tem no final o que espera ou contratou.
Outro dia foi divulgado num jornal no horário nobre que todos os lotes de sucos de uma grande empresa foram retirados e proibidos de serem vendidos porque encontraram uma dose alta de cloro num suco que uma criança tinha ingerido. Você consegue medir o impacto que teve na mente de vários pais e mães que a partir daquele dia deixaram de comprar esse produto nos mercados?
4- Proximidade
Do mesmo modo que a tática de vender segurança, conforto e tranquilidade não funciona para empresários que instalam suas empresas em condomínios empresariais, não funcionará bem para donos de casa que moram em condomínios residenciais. Por quê? Porque eles já se sentem seguros, confortáveis e tranquilos vivendo nesses condomínios.
Uma vez eu estava acompanhando uma venda para uma dona de casa que era empresária e tinha um filhinho de um ano. Enquanto falávamos de segurança ela achava as câmeras muito caras. E olha que era mais barato do que a bolsa Louis Vuitton que ela usava. Daí perguntei: Você compraria um sistema que permitisse a senhora ver seu filho na hora que desejasse e onde você quisesse pelo celular, tablet ou notebook? Seus olhos brilharam. O que vendi? Proximidade do bebê dela!
5- Distância
O sistema de CFTV é perfeito para automatizar processos onde tenha um alto risco para pessoas. Você pode distanciá-las do processo perigoso, colocar uma câmera para monitoramento e através da análise de imagem acionar algum sistema de automação.
Eu não consigo entender por que ainda morrem tantos funcionários em virtude de uma explosão de uma caldeira com o grau de automação que temos hoje disponível no mercado através de CFTV. Por que colocar um funcionário lendo a pressão num manômetro de uma caldeira e controlar uma válvula se você pode instalar sistema de CFTV? O objetivo é vender a distância do colaborador do perigo e da morte e garantir mais dias sem acidentes de trabalho.
Você gostou dessas palavras? Grave bem elas e as use quando quiser vender mais CFTV. Tenho treinado equipes de vendas no mercado de segurança há mais de uma década e ensinado que vender segurança é vender algo mais que segurança, conforto e tranquilidade. Descubra o que seus clientes mais querem comprar e venda o que eles querem comprar. No próximo artigo trarei mais 5 razões para comprar CFTV.
Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da superação treinamentos e consultoria. Graduado em Engenharia Elétrica pela Ufpb e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Referência internacional no mercado de segurança privada e uma das referências nacionais em NeuroVendas. Já realizou mais de 1000 palestras no Brasil e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Já ministrou mais de 40 palestras em 15 países e 5 continentes. Autor de diversos livros focados em vendas. Colunista em diversas revistas e portais na América Latina.
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[…] artigo anterior falei do vício que temos em apresentar e vender segurança usando apenas três palavras: […]